Em tempos de crise é sempre a mesma conversa: conter gastos, diminuir despesas, descobrir novas oportunidades, buscar novos parceiros, ou seja, aumentar a clientela, tudo de forma a manter o faturamento e a lucratividade da empresa.
Mas como você, empresário, pode driblar a crise e ainda ampliar a base de clientes durante o período em que todos estão em contenção de gastos?
Já pensou em vender para o maior comprador do Brasil, que investe até R$ 120 bilhões de reais por ano em contratações públicas? Sim, estamos falando apenas do Governo Federal, mas ainda há diversos outras compradores, tais como: Governos Estaduais (26 estados), Prefeituras Municipais (5.570 municípios), além de todos os outros entes obrigados a licitar (judiciário, legislativo, sistema S, conselhos).
Ao fornecer um bem ou executar um serviço para a o ente público, seja o poder executivo, judiciário ou legislativo, a sua empresa estará ampliando as vendas para além da pessoa física ou jurídica (privado), mas para a Administração.
E quais são as vantagens de vender para a Administração Pública?
• O Governo ou os demais entes públicos nunca irão falir, por pior que seja a Gestão;
• Tem necessidades constantes, pode te gerar receita recorrente, independente da crise;
• Há certeza no pagamento, ainda que seja necessário buscá-lo por vias judiciais, é mais fácil fazê-lo perante o Governo, que jamais sumirá;
• Não há confusão patrimonial, sucessão de empresas e ocultação de sócios e patrimônio;
• Não há dúvidas sobre a formatação do negócio, vez que oriunda de licitação pública, que segue um conjunto de regras e princípios administrativos;
Mas para que você, empresário, tenha realmente tranquilidade em vender para o Governo, Prefeituras e etc., é de suma importância ter um conhecimento de todo o regramento jurídico ou ter uma assessoria jurídica especializada para a averiguação e cumprimento de todas as fases do processo, que vai desde o edital, a assinatura do contrato até a finalização deste, a fim de garantir que todos os seus direitos, tais como: pagamentos em dia, manutenção ao equilíbrio econômico-financeiro e outros, sejam devidamente cumpridos pelo ente Contratante.
Não deixe a crise te pegar e aproveite o momento para ampliar os seus negócios!!
🏛 | Especialistas em direito administrativo, empresarial, tributário, previdenciário.
☎ | (69) 3217-4850
📱 | (69) 99361-7405
Ficou interessado? No próximo post falaremos sobre o checklist necessário para participar do processo de licitação.